desabafos em rodapé

olha o robot

nem sei bem por onde começar. primeiro tive intenção de ironizar o texto a partir de uma base musical. passo a explicar: nos anos 80, uma banda portuguesa denominada “salada de frutas” com a voz de lena d´água, dava cartas no panorama musical da época, com a música:”olha o robot”, cujo refrão sento aqui quietinho para melhor enquadramento:

Olha o robot

É pró menino e prá menina

Olha o robot

Trabalha muito e gasta pouco

Olha o robot

É muito útil pra quem manda

Olha o robot

Está pronto a ser programado

logo de seguida, arrependi-me da minha ligeireza de pensamento, pois o que parecia ser um assunto suscetível de assim ser abordado, afinal, parece que não. Isto é, pode, pode ser assim abordado, mas precisa de aprofundamento. E é agora que vai acontecer. Então, lá vai: Por que razão tento ligar um grupo com nome de sobremesa, a uma realidade que vai surpreender o mundo, no dia 17 de julho, no Japão? Pelo simples facto de constatarmos uma terrível premonição na música da banda, quando somos confrontados com a leitura de uma notícia que nos informa sobre a abertura de uma unidade hoteleira, o Henn-na Hotel, que irá  integrar no seu staff dez robots com funções até aí desempenhados por, digamos, pessoas. É aqui que me sobrevem grande preocupação. Isto é o início do futuro, e eu não tenho nada contra o futuro, mais a mais porque ele está sempre a acontecer, o problema é que este futuro pretende substituir a minha capacidade de exercer como pessoa, por uma máquina que irá ter habilidade para me reduzir a um autómato! Espero pelo menos manter o paladar!

19 thoughts on “olha o robot”

    1. Assustador porque é já uma realidade…se vai correr bem ou não, esperemos! Eu voto para que corra mal. Até agora divertia-me a ver no cinema , por exemplo “Bicentennial Man” com o malogrado Robin Williams, pensar que posso cruzar-me com algo semelhante, não me deixa tranquila!

  1. Isto de as máquinas substituirem as pessoas nas mais diversas funções em diferentes ramos profissionais tem muito que se lhe diga… Acredito que nalgumas coisas seja melhor, mas noutras será completamente mau e não gosto muito deste futuro demasiado tecnológico que se avizinha e se instala aos bocadinhos 😦

  2. Amicíssima Mia mais um tema complexo que aqui trazes o dos “robots”.sim que também me preocupa o facto de saber que os ditos podem ocupar mão de obra que serviria para matar a fome a alguns seres humanos.contudo, bem pior que essas ditas maquinetas são os “robots” humanóides que fazem tudo no dia a dia sem qualquer tipo de contestação ao ser mandante.revoltam-me os parodiantes tipo “yes man”, esses sim verdadeiros “robots” que desrespeitam o seu próprio semelhante.que vida pútrida a de algumas pessoas.
    Beijinho Mia e um excelente fim de semana desrobotizado.

    1. Este post, é só um alerta para aquilo que pode muito bem ser um futuro a longo prazo. Mas inquieta esta premissa que as máquinas nos podem substituir. Quanto aos “robomanóides”, esses, são uma espécie de espectro muito alargado. Bom fim de semana.
      Beijinho

    1. Se fui eu como? Informo com solenidade que tudo o que aqui é postado é de minha autoria, sendo que recorro a fontes como base de pesquisa! O resto, entre parágrafos, pontos e vírgulas, graças ao que aprendi na escola, serve-me para conduzir este processo que é escrever. Tomara saber fazê-lo ainda melhor.

    1. a mim lembra-me o filme “shinning”, sendo que esse hotel estava vazio, mas o ambiente deste parece-me tão assustador como o outro, apesar das diferenças! Bom fim de semana. Sem sustos.

Leave a Reply

