desabafos em rodapé

na Áustria, por conta do festival da eurovisão

 alguns dos semáforos para peões em Viena entraram em modo “gay-friendly” e em vez de mostrarem o boneco, parado ou a andar, quando o sinal fica vermelho ou verde, exibem agora casais gay ou lésbicos, de mãos dadas ou abraçados, com corações.

 o objetivo, segundo parece, é transmitir uma atmosfera de cidade tolerante. outras notícias avançam que  a medida terá apenas efeitos temporários, isto é, o prazo de validade caducará após a realização do festival da eurovisão, ganho no ano passado por Conchita Wurst , travesti que levou a Áustria à vitória nessa edição de 2014. Eu sei que o assunto dava “pano para mangas”, mas o que vou deixar é o seguinte: se Viena acha que, pelo facto, de mostrar através dos semáforos  a sua ideia de tolerância face a um modo de vida, então, ou  a cidade ensandeceu, ou a tolerância é um conceito estranho. tolerância, porquê? a constituição dos países democráticos não diz que somos todos iguais perante  a lei? então,  por que carga de água, temos de mostrar tolerância em assuntos desta natureza? e, ainda por cima, com iniciativas de curto prazo? volto  a repetir: a lei diz que somos ou não, todos iguais? ou há alíneas muito explícitas no que toca a direitos e deveres mediante  a orientação sexual de cada um ?

há alíneas, há. eu sei.

não imagino o sufoco de viver num corpo que pede outras vivência e é obrigado a manter-se naquele espartilho social imposto por regras muito bem definidas, e que, ao serem desafiadas, trazem penalizações a quem as afronta. mesmo com tanto “assumir” de gente famosa por esse mundo fora, também não imagino o sufoco  de alguém querer ser outro, num corpo que lhe tolhe essa vontade, e que só mediante um mergulho em fármacos e cirurgias, poderá ajudar a chegar ao objetivo traçado. não imagino.

viena 2

imagem

4 thoughts on “na Áustria, por conta do festival da eurovisão”

  1. Mia, se há coisa que me encanita é realmente este assunto… Ao tentar demonstrar que não existe preconceito e ao tentar enfatizar para a tal tolerência cai-se no ridículo, pois dá a sensação que realmente os homossexuais são diferentes… E eu não entendo, como a Mia diz, se somos todos iguais nem devia existir razão para tal propaganda ainda p’ra mais com prazo definido…
    Eu sempre achei e acho que a opção sexual diz respeito a cada um, eu não gosto de canja, há pessoas que não gostam de chocolate… E há homens que simplesmente não gostam de mulheres, são opções e se eu não gosto que me obriguem a comer canja, porque é que havemos de impor a um homem que ame uma mulher? Porque não deixá-lo escolher livremente??? E se há coisa que não gosto é da expressão ‘gay assumido’… Mas assumido de quê??? Eu gosto de homens, também tenho que me assumir, não???
    Porque é que dão tanta importância às preferências sexuais se devíamos ser todos permitidos a gostar livremente de quem quisermos, seja do mesmo sexo ou não???
    Pronto… E fico-me por aqui… Senão tinha tanto para dizer Mia 🙂
    Beijinhos e desejos de um bom fim-de-semana***

  2. Que lindo Mia…só lhes falta colocar semáforos com as respectivas posições…assim facilitava a orientação de quem não sabe para onde seguir…
    Depois não querem pancadarias na miudagem? A sociedade do vale tudo manifesta-se e nem deixa que cada um siga os seus instintos animais…não os animalescos!!!
    Beijinhos temporizados, sem imagens numa sinalética e dialética de pessoas intelectualmente desenvolvidas como nós…gostamos de ser o que somos, não gostamos mia?
    Bom fim de semana, vou nas minhas ondas de mar…tentar viver sem naufragar…vens lá ter comigo<?

  3. Infelizmente, Portugal não faz parte das sociedades desenvolvidas. Ainda é um país conservador em determinados assuntos. Esse é um deles.
    Kis:=>}

Leave a Reply

