desabafos em rodapé

Vêm aí os exames

Eu, pela minha parte fiz alguns. Não todos, porque no meu tempo dispensava-se com determinada média. Era um consolo. Afinal, tinha estudado todo o ano, e isso permitia-me descansar  a partir do dia dez de junho – época oficial de início de férias – até outubro. Era a loucura.Deixávamos os exames para aqueles que tinham andado  a dormir, ou então para aqueles que, por qualquer outra razão, infelizmente, não conseguiam alcançar a média prevista, e desgraçadamente iam bater com os costados nas salas de prova. Mas era só. Hoje, não. Vai tudo: os ótimos, os bons, os menos bons, os medíocres e por aí fora. Há quem mantenha a calma e consiga gerir bem a ansiedade que inevitavelmente se apodera deles, outros, enchem-se de produtos potenciadores de concentração e memória, e há outros  então que,  são a calma em pessoa; ou porque é essa a sua natureza, ou porque a escola é um ótimo local para conviver, e só.

Ora, estava eu muito sossegada a passar os olhos pelas notícias, e leio que lá para as bandas do Império do Meio, há, neste momento, mais de nove milhões de jovens a realizarem provas de acesso à universidade. Lá como cá, a nota influencia a entrada. Lá como cá, há pessoal engenhoso para engendrar métodos de copianço. Agora, mais lá do que cá…imagine-se, os estudantes são vigiados por drones enquanto dão mostras daquilo que valem.

Um método destes, e certos doutores e engenheiros que por cá temos, a esta hora, andavam a limpar o pó…aos drones!

bom dia, boa terça-feira! os exames vêm aí!

2015-06-08-China-exames-multidao

imagem

 Observação: Pena que os drones não estejam ao serviço de vigilância para denunciar as más condições de trabalho de milhões de chineses. Mas isso, é outra conversa.

6 thoughts on “Vêm aí os exames”

  1. Um grave problema este, dos que copiam nos exames. No meu tempo já ia toda a gente a exame: bem os via, todos contente a copiar, com grande notas e esquemas bem engendrados. Justiça, tal como na vida é relativa, eles acham que o mundo é dos espertos, eu só os via passar. Graças a Deus (e a mim que estudei) nunca precisei, mas nunca achei justo.

  2. Ai Mia…não me fales em exames e que coiso e tal vem aí…há ano e meio que ando em exames permanentes…ainda ontem mais um tubo, como estava ensonado nem sei se me enfiaram primeiro o tubo por cima e depois é que o meteram por baixo, ai se fizeram ao contrário que reprovação… Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, não estavas a falar destes é dos outros…ainda não tenho netos e os filhos esses já tem idade para ganhar juízo!!!
    Beijinhos Mia

  3. Esta coisa dos exames tinha mesmo de ser repensada. Fico com a sensação que eles decoram em vez de compreender e conseguir ter pensamento critico. Bjs

Leave a Reply

